segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Logo das Olímpiadas Rio 2016

2011 chegou com uma novidade no mercado de design nacional: o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos divulgou na noite de 31/12, em plena Praia de Copacabana e diante de duas milhões de pessoas, a nova marca dos Jogos Oímpicos que acontecerá no Rio de Janeiro em 2016.

Crédito Tátil Design de Idéias
A Criação é da Tátil Design de Ideias, agência carioca que foi escolhida em uma concorrência com a participação de 140 empresas de design de todo o país.

" A marca dos Jogos Rio 2016 transmite paixão e transformação. A paixão de todos nós cariocas e brasileiros pelo esporte e pela celebração. E a transformação que os Jogos já estão trazendo para o Rio e para o Brasil, afirma Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016. "

Créditos Tátil Design de Idéias
A Tátil reuniu uma equipe multidisciplinar nos dois escritórios que tem – Rio e São Paulo – e começou um processo criativo que envolveu pesquisa em marcas de edições anteriores e outros eventos internacionais desse porte até o mergulho na essência dos jogos na cidade Maravilhoso e sua ligação com o povo.


Ainda segundo a Tátil, foi consolidado todo o aprendizado e escolhido como inspiração uma ideia simples e ao mesmo tempo poderosa: o que torna a cidade do Rio única e faz dos Jogos Olímpicos um acontecimento realmente grandioso são as pessoas, sua natureza, seus sentimentos e aspirações. Essa foi a principal razão da criação de uma marca essencialmente humana.

Como é característico de um projeto desse porte, foram feitos vários brainstormings e estudos até chegar a solução final. Gostei bastante da marca, acho que é um marco para o design nacional, especialmente o carioca. Ainda mais pelo fato de conhecer boa parte da equipe que concebeu esse projeto. Ah, dona FIFA, aqui está a prova de que um concorrência justa e bem elaborada, com bons profissionais e, acima de tudo, com empenhado julgamento técnico, pode fazer a diferença numa marca.